Oie!
Conforme eu havia falado no post anterior, vou falar um pouquinho deste documento tão importante que é o NIF (número de inscrição Fiscal), lembrando que as informações são baseadas nas nossas experiências ok.
O que é NIF, para que serve, onde posso fazer?
É o número de Identificação Fiscal, também referido como Número de Contribuinte, identifica uma entidade fiscal contribuinte em Portugal, quer seja uma empresa ou pessoa física. É utilizado em declarações de impostos (IRS), abertura de contas bancárias, matrículas em faculdades e escolas, aluguel de imóveis, enfim, é usado para todos os processos burocráticos, ele é como o nosso CPF do Brasil.
Você pode emitir nos balcões de atendimento das lojas do cidadão e também em bacões da Autoridade Tributária Aduaneira.
Meu marido emitiu o NIF ainda na cidade de Covilhã, já informei anteriormente que ele é português, mesmo assim, foi necessário ter um representante fiscal, uma pessoa que resida há pelo menos 6 meses dentro do país, sendo português ou não (no nosso caso, nosso amigo ficou de representante, ele é brasileiro com visto de reagrupamento familiar, pois a esposa dele é estudante).
Os documentos apresentados foram os seguintes:
Cartão de cidadão
Comprovante de residência em nome do requerente (como não tínhamos de PT, apresentamos o comprovante brasileiro e deu tudo certo)
Passaporte (apenas para estrangeiros)
Documento de identificação (apenas para estrangeiros)
Certidão de nascimento (se for criança)
O atendimento foi super rápido e o documento ficou pronto na hora, achamos muito tranquilo para fazer!
Essa foi a experiência do meu marido como cidadão português, quando eu estiver em PT, vou colocar aqui como foi para emitir para mim que sou brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário