segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CORRENDO ATRÁS DOS DOCUMENTOS

Desde que decidimos ir embora que nossa vida está uma loucura, temos uma empresa e decidimos nos desfazer dela, vender nossas coisas, resolvemos mesmo partir de mala e cuia.  
Estamos na fase de correr atrás das documentações, e não são poucas... Como a intenção é solicitar minha cidadania portuguesa após nos estabilizarmos em Portugal, o número de documentos que temos que providenciar é dobrado (certidões, histórico escolar das crianças, inúmeros documentos comprovativos, etc...), mas um documento em especial me chamou a atenção, pois nunca tinha ouvido falar, chama-se "Certidão de Nascimento de Inteiro Teor Reprográfica", Portugal passou a exigir este documento para processos de cidadania, este documento nada mais é que uma certidão de nascimento de inteiro teor normal, porém com a cópia reprográfica do livro de registro, ou seja, precisa ter no verso a cópia do livro original onde consta o assento de nascimento.
Muitos cartórios nem conhecem esse tipo de certidão, dizem que não emitem, mas na verdade por puro desconhecimento de causa. 
Quando fui solicitar a minha, o atendente teve que chamar o notário para falar comigo a respeito, levei um modelo que eu havia buscado na internet e daí foi super simples, não tive maiores problemas, mas sei que em alguns casos, é necessário buscar orientação na defensoria pública, vale lembrar que caso não haja a emissão da certidão, o cartório é obrigado a disponibilizar uma declaração com a negativa do documento. Vou deixar aqui o modelo da certidão, de repente pode ser útil, assim como o modelo que tinha em mãos quando solicitei a minha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário