segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SEGURO SAÚDE PB4

Galera, para viajarmos para Portugal, uma das exigências da imigração para a entrada no país, é o seguro saúde para utilização da saúde pública em hospitais e postos de saúde caso precise enquanto estiver em viagem. 
As pessoas costumam contratar seguros particulares (vamos combinar que o preço é beeem salgadinho :-o), porém após muitas pesquisas na internet, descobri que o ministério da Saúde emite "GRATUITAMENTE" o seguro saúde chamado PB4/CDAM e que é aceito em Portugal. 
Mas o que é o PB4 ou CDAM?
É um acordo feito entre Brasil e Portugal que permite a nós brasileiros termos direito a utilizar a saúde pública quando estamos em território Português, este documento tem validade de 1 ano e pode ser renovado.
Para solicitar o PB4, você deve se dirigir ao Ministério da Saúde da sua cidade e apresentar os documentos solicitados, no meu caso não precisou de agendamento, apenas levei os documentos e a atendente fez na hora, depois de pronto, levei o documento ao cartório onde a mesma tinha firma reconhecida para autenticar sua assinatura, foi a única despesa que tive, este documento não é necessário chancelar no consulado português.

Documentos:
  • RG Original
  • CPF Original
  • Passaporte Original
  • Comprovante de endereço original
  • Para meus filhos tive que apresentar as certidões de nascimento originais mesmo tendo apresentado o RG deles
Eu poderia ter feito o PB4 em nome do meu marido e nós entrarmos como seus dependentes, porém fiz um para meu marido porque ele vai antes de nós para Portugal e fiz um para mim e coloquei as crianças como minhas dependentes.
O documento saiu na hora e foi super rápido.
Ahhh, não posso de deixar de mencionar que a atendente que nos atendeu foi uma querida, super simpática! :-)
Este seguro é um direito nosso, pena que nem todos tem estas informações.

domingo, 28 de agosto de 2016

COMO TIRAR O PASSAPORTE

Gente, abaixo de um passo a passo para tirar o passaporte.

Passos necessários:


  • 1. Junte todos os documentos exigidos:
    • cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
    •  pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações.
    • Título de Eleitor/certidão de quitação eleitoral ( http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral )
    • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório
    • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
    • CPF
    1.1 - Para crianças menores de 3 anos de idade, deverá ser apresentada 1(uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.
  • 1.2 - No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal, conforme modelos abaixo. O menor -  obrigatoriamente - deverá estar presente no momento do requerimento e da retirada do passaporte.
  • 3. Após o preenchimento de seus dados no formulário eletrônico, será emitida 1 (uma) Guia de Recolhimento da União - GRU. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. Se necessário.
  • 4. Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. 
  • 5. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

  •     

A GRANDE DECISÃO

Oie! Eu Taty e meu marido Alessandro, há algum tempo estávamos pensando em mudar de vida com nossos filhos Arthur e Thay, foi quando tomamos a decisão de nos mudar. 
Mas mudar de casa, bairro, cidade, era pouco, queríamos mesmo é mudar de país, viver novas culturas, novas paisagens, novas histórias e novos amigos, estamos um pouco cansados da rotina daqui. Tivemos a oportunidade de ficar um período de 3 meses em Londres em 2015 e foi encantador, pensa numa cidade linda e maravilhosa!!! A idéia era voltar para lá, já tínhamos todos os documentos e caminhos para isso, mas aí veio a votação do Brexit para a saída da união europeia e desistimos deste destino, não queríamos apostar num lugar que no momento se encontra instável sabe-se lá Deus até quando...
E então comecei minhas pesquisas sobre os países da Europa para onde poderíamos ir (teria que ser Europa pois meu marido tem dupla cidadania), encontrei Portugal, foi "amor a primeira pesquisa" rsrsrsrsrsr. A cada blog, declarações ou vídeo que eu assisto a respeito do país, me deixa muito convicta de que escolhemos o destino certo! Tudo lá é acessível, o país é lindo, a cultura é esplêndida e também há trabalho para quem quer trabalhar. Lá se encontram algumas das melhores faculdades da Europa, já que tenho uma filha de 18 anos e escolas públicas de qualidade para meu filho de 9 anos, essa foi a informação mais importante para batermos o martelo.
Meu marido está de viagem marcada já para o dia 26/12/2016, depois nós iremos ao seu encontro e ao chegarmos lá, postarei nossas rotinas, aventuras e informações de cada processo que faremos para a permanência, escola, trabalho, etc...
Lembrando que tudo que eu postar aqui, é baseado nas nossas experiências, na nossa vivência.
Até mais!