Oie!
Conforme eu havia falado no post anterior, vou falar um pouquinho deste documento tão importante que é o NIF (número de inscrição Fiscal), lembrando que as informações são baseadas nas nossas experiências ok.
O que é NIF, para que serve, onde posso fazer?
É o número de Identificação Fiscal, também referido como Número de Contribuinte, identifica uma entidade fiscal contribuinte em Portugal, quer seja uma empresa ou pessoa física. É utilizado em declarações de impostos (IRS), abertura de contas bancárias, matrículas em faculdades e escolas, aluguel de imóveis, enfim, é usado para todos os processos burocráticos, ele é como o nosso CPF do Brasil.
Você pode emitir nos balcões de atendimento das lojas do cidadão e também em bacões da Autoridade Tributária Aduaneira.
Meu marido emitiu o NIF ainda na cidade de Covilhã, já informei anteriormente que ele é português, mesmo assim, foi necessário ter um representante fiscal, uma pessoa que resida há pelo menos 6 meses dentro do país, sendo português ou não (no nosso caso, nosso amigo ficou de representante, ele é brasileiro com visto de reagrupamento familiar, pois a esposa dele é estudante).
Os documentos apresentados foram os seguintes:
Cartão de cidadão
Comprovante de residência em nome do requerente (como não tínhamos de PT, apresentamos o comprovante brasileiro e deu tudo certo)
Passaporte (apenas para estrangeiros)
Documento de identificação (apenas para estrangeiros)
Certidão de nascimento (se for criança)
O atendimento foi super rápido e o documento ficou pronto na hora, achamos muito tranquilo para fazer!
Essa foi a experiência do meu marido como cidadão português, quando eu estiver em PT, vou colocar aqui como foi para emitir para mim que sou brasileira.
sábado, 14 de janeiro de 2017
Meu marido chegou em Portugal!
Oi Gente!
Nossa, esses dias foi tão corrido que acabei demorando a colocar aqui as experiência do meu marido até agora em terras portuguesas.
Então, a princípio assim que ele chegou em PT, foi de trem direto para Covilhã, cidade onde foi recepcionado por um amigo. Permaneceu uma semana nesta cidade gelada, com temperaturas negativas, mas foi uma experiência incrível, passeou bastante e viu a neve na Serra da Estrela, muito linda por sinal.
Mas... de volta a realidade...
Ainda na semana entre o natal para o ano novo, em Covilhã, ele já iniciou o processo documental, foi até as finanças emitir o NIF (número de inscrição fiscal), sem este documento é impossível fazer qualquer coisa em PT, é necessário para tudoooo, literalmente, (vou falar em um post separado a respeito disso), foi super rápido, sem filas e o documento ficou pronto na hora.
Na semana seguinte partiu para Lisboa, onde está até hoje hospedado num hostel, bem bacana por sinal, bem centralizado, ao lado da Marquês de Pombal, quarto privativo e o mais barato que encontramos, compramos pelo Booking, vou deixar lincado aqui embaixo o site do hostel caso alguém queira uma indicação.
Ele permanecerá até dia 21/01 hospedado, portanto, já estamos em busca de um local onde possa novamente se hospedar ou se aparecer já de imediato, um apartamento onde possa se estabilizar e já nos aguardar.
Bem, era isso.
Até o próximo post!
Assinar:
Postagens (Atom)